Epistemologias

Afetivas

Feministas

Com natureza interdisciplinar, a proposta do Grupo de Pesquisa Epistemologias, Narrativas e Políticas Afetivas Feministas CNPq/PUCRS consiste em uma investigação acerca de diferentes questões que permeiam os estudos feministas, mas que não se limitam a eles. Problemas, tais como: de que modo o gênero influencia nossa compreensão do conhecimento; a noção de fato e verdade prejudicam as mulheres quando se apresentam como justificação de um certo tipo de conhecimento em detrimento de outras epistemologias; como normas e práticas de produção de conhecimento afetam a vida das mulheres e de outros grupos desprivilegiados implicadas em sistemas de opressão; ou mesmo, a proposta de compreender a “realidade física” da vida dos povos indígenas são o meio de criar uma política descolonial contra os métodos acadêmicos de produção de conhecimento eurocêntricos opressivos e inacessíveis.
 

O grupo tem como objetivo primeiro a integração e diálogo com diferentes perspectivas em diferentes áreas do conhecimento, não se limitando as ciências sociais e humanas mas estabelecendo uma importante conexão com diferentes linguagens da arte através da produção de um arquivo afetivo criativo. Segundo, com vistas a fortalecer narrativas objetivamente corporificadas, tem o propósito de realocar lugares e construir novos modos de fazer filosofia, ciência e produzir diferentes formas de conhecimento. Por fim, ressaltar o papel que as emoções e outros estados afetivos desempenham na avaliação epistêmica e nos aproximam de uma epistemologia afetiva, não insípida.

 

Espero que gostem de nosso trabalho e vejam nele um espaço de pensamento, criação e principalmente ação.

"Estou propondo um pensamento de fronteira feminista, onde a liminaridade da fronteira é um solo, um espaço, uma fronteira, para usar o termo de Gloria Anzaldúa, não apenas uma fenda, não uma repetição infinita de hierarquias dicotômicas entre espectros do humano desalmados" (María Lugones, Feminismo Decolonial, 2014)
 

Líderes do Grupo: Profa. Dra. Caroline Izidoro Marim (PPG Filosofia PUCRS) e Profa. Dra. Cristina Thorstenberg Ribas (PPGAV UFRGS)

Pesquisadoras:  Profa. Edla Eggert (PPG Educação PUCRS, Érica Cristiane Saraiva - (PPGAV UFRGS), Helen Rotta (PPG História PUCRS,) Tatiana Brandão de Araújo (PPG História PUCRS,), Ana Maria Bercht (PPG PSicologia),  Giovanna Hagemann Pozzer (PPG Filosofia PUCRS),  Larissa Lunkes de Souza (Filosofia PUCRS,) Marina Teixeira Gonçalves (PPG Administração UFRGS), Jamyle Massim Marques (PPG Educação),. 

 

Eixos Temáticos: Epistemologia Social Feminista; Epistemologias do Sul; Estética; Gênero; Ética e Filosofia Política; Diásporas; Decolonialidade.
 

Autoras

Receba nossas atualizações

© 2020. Orgulhosamente criado por Epistemologias Afetivas