Filmografia

A sessão “Filmografia” consiste em um espaço de diálogos sobre imagens, especialmente, produções audiovisuais. Como proposta inicial, não nos limitaremos a produções/artistas/temporalidades específicas, ao contrário, buscamos a elaboração de textos abordando variados tópicos sobre o poder discursivo das imagens, e de que maneira elas podem ser analisadas pelo viés das epistemologias feministas. Este pretende-se como um espaço crítico de análise destes materiais, tanto hegemônicos e populares como produções “alternativas” e menos conhecidas, a fim de pensarmos reflexivamente sobre o impacto de estruturas sociais diversas (raça, classe, gênero, entre outras) nas narrativas audiovisuais. 

A ideia de um olhar/gaze predominante nos filmes não alude somente o fato de que a maioria desses é produzida por homens brancos e heterossexuais, mas sim, que tais produções dialogam com valores, não somente sobre gênero e sexualidade, desta sociedade.

Entendemos que o cinema, e a ficção de maneira geral, nos possibilita entrar em contato com vivências diferentes das nossas, nos confrontando com nossas próprias realidades e privilégios, estimulando a consciência de que como feministas devemos sempre questionar discursos que generalizam realidades.

Uma das discussões que marcaram os primeiros debates feministas na década de 1970, sobre cinema em um contexto anglófono, refere-se ao olhar que dominava as produções cinematográficas. Neste sentido, as nossas discussões devem buscar não somente uma diversidade daqueles que estão atrás das câmeras, mas também sobre como certas histórias são contadas.

 

Séries

Veja aqui a curadoria de séries das autoras da coluna

Ficção

Veja aqui a curadoria de filmes das autoras
da coluna

Documentários

Veja aqui a curadoria de documentários das autoras da coluna

Posts em breve
Fique ligado...

Receba nossas atualizações

© 2020. Orgulhosamente criado por Epistemologias Afetivas